Notícias

HSBC deve confirmar venda na próxima semana

31/07/15

Bradesco pode anunciar até o dia 3 de agosto aquisição do HSBC. Informação foi confirmada pelo jornal Valor Econômico após teleconferências realizadas com a imprensa na manhã de 30 de julho. Os representantes dos bancos Bradesco e Santander falaram sobre a possível compra do banco HSBC, mas não confirmaram informação.

O presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, evitou falar sobre as negociações, mesmo com a exclusividade e tido como favorito na aquisição do HSBC no Brasil. Em outra teleconferência, o presidente do Santander, Jesus Zabálza, ressaltou o interesse na operação, mas sem esclarecer a condição do banco espanhol na disputa.

Entretanto, o jornal Valor Econômico confirmou a preferência do HSBC pelo Bradesco, inclusive com esforços para concluir o processo de aquisição do HSBC até a semana seguinte, quando o HSBC deve divulgar o resultado do balanço até a madrugada de 3 de agosto.

Ainda segundo o Valor Econômico, o Bradesco quer conquistar toda a unidade do banco inglês no Brasil, enquanto o HSBC pretendia apenas se desfazer do negócio de varejo. Esse impasse atrasou as negociações, mas um indicativo de que o HSBC deve mesmo se desfazer de toda a unidade, foi a recente repatriação de todos os funcionários brasileiros que trabalhavam no exterior.   

Independentemente do banco que conseguir concluir as negociações de compra, a pressão maior deve ser pela manutenção dos empregos dos funcionários, assim como a garantia de todos os direitos. E nós do Sindicato dos Bancários, enquanto uma entidade classista e de luta, não podemos admitir nenhum tipo de ataque. Lutaremos com todas as nossas forças, tanto no campo jurídico, como no campo político, para evitar qualquer tipo de prejuízo aos trabalhadores.