Na manhã desta terça-feira (25/08), bancários da agência Tirol do Banco do Brasil participaram do debate sobre a Campanha Salarial deste ano. Conduziram a reunião os diretores sindicais Gilberto Monteiro, Eduardo Xavier, Marta Turra, Marcos Tinoco, José Xavier, Robério Vieira e Letto Luiz.
Um dos principais temas tratados na reunião foi a pauta sobre a defasagem salarial. Para os que viveram os lastimosos momentos da década de 80 e 90, sabem que os funcionários dos bancos públicos tiveram seus salários congelados. Com isso, os bancários da Caixa e do Banco do Brasil obtiveram perdas salariais e, ao aderirem a mesa única junto aos bancários dos bancos privados, os reajustes não foram suficientes para cobrir todas as perdas.
Além da luta pelo índice salarial, os diretores do Sindicato dos Bancários debateram sobre as condições de trabalho, e ouviram relatos de funcionários que sofrem ameaças constantes por parte de clientes que desconhecem a real situação do banco: são poucos bancários para atender a inúmeros clientes. Muitas vezes os funcionários passam da hora do expediente para poder terminar o atendimento. É uma rotina cansativa e estressante que poderia ser minimizada caso os patrões – que obtêm lucros colossais à base do sangue e do suor dos trabalhadores -, convocassem mais trabalhadores para as agências.
São esses e tantos outros problemas e injustiças que nos motivam a continuar na luta para garantir os direitos de todos os bancários. Mas precisamos de você, trabalhador. Na greve temos que parar a produção e nos reunir à frente das agências. Não fique de fora, pois SÓ A LUTA MUDA A VIDA.