Notícias

Dia do Bancário

28/08/15

No dia 28 de Agosto de 1951, o Sindicato de Bancários de São Paulo entrou em greve após receber uma proposta de reajuste salarial insignificante do governo. Os profissionais pediam, na época, 40% de melhoria salarial e melhores condições de trabalho. 

Vários outros sindicatos por todo o território nacional aderiram à greve, no entanto, não aguentaram a pressão e acabaram por aceitar as propostas do governo, que estavam bem abaixo da média solicitada pela classe bancária. 

Apenas em São Paulo os trabalhadores continuavam resistindo as pressões. Em 5 de novembro, após 69 dias em greve, os bancários conseguiram um reajuste de 31% no salário. Uma grande vitória para a classe, que passou a ser perseguida depois da greve. Muitos perderam seus empregos e foram alvos de represálias. 

A insistência e força dos profissionais daquela época, se tornou um exemplo para toda a classe. Por isso, o dia 28 de Agosto é lembrado como o Dia dos Bancários em todo o Brasil. 

Neste 28 de agosto de 2015, às vésperas de mais uma campanha salarial, esta história é importante para dar um novo gás aos bravos lutadores da categoria. Dia após dia, durante todo o ano, estes trabalhadores são submetido a metas absurdas, jornadas extenuantes e assédio por parte dos gestores. Esta é a hora de comemorar. Por isso, o Sindicato dos Bancários do RN convida a todos a participarem das comemorações na noite de hoje, às 20h, na Área de Lazer dos Bancários (rua Nísia Floresta, s/n, Nova Parnamirim). Será servido um coquetel e a noite será animada por música ao vivo. Na ocasião, fechando a Jornada Cultural, serão entregues os prêmios aos ganhadores do Concurso Literário 2015.