A manhã desta segunda-feira, 14 de setembro, começou ao ritmo do coco nas agências do centro de Natal. Isso porque um repentista participou da atividade que o Sindicato dos Bancários promoveu nesta manhã para divulgar a campanha salarial da categoria. A ideia é convocar os colegas e explicar para a a população os motivos que poderão levar à greve este ano.
Em cada agência os diretores do Sindicato explicavam a situação da categoria: adoecimento, estresse, assédio moral e salários achatados. Também foi exposto o descaso dos banqueiros que, apesar de terem recebido a pauta no início de agosto, até agora não aceitaram negociar nenhum item da pauta de reivindicações da categoria.
O Sindicato dos Bancários do RN defende um reajuste salarial de 32%, mais negociação das perdas salariais dos bancos públicos. A Frente Nacional de Oposição Bancária (FNOB) grupo do qual o Sindicato faz parte, acredita que os 16% pedido pela Contraf CUT é rebaixado, visto que, somente nos últimos 12 meses a inflação já bateu o índice de dois dígitos.
A alta lucratividade do setor bancário no primeiro semestre de 2015 frente à crise econômica vivenciada pelo país é outro ponto que deverá ser levado em consideração nesta campanha. Não será aceita a desculpa da crise. Não serão os trabalhadores que irão pagar pela má gestão do governo.