Notícias

RN REJEITA A PROPOSTA DA CAIXA, MAS SEGUE A MAIORIA E VOLTA AO TRABALHO NESTA QUINTA

22/10/09

Os bancários da CAIXA no RN voltam ao trabalho a partir desta quinta-feira. A Assembleia da categoria decidiu na noite de hoje, 20 de outubro, rejeitar a proposta apresentada pela Empresa ontem, mas seguir o resultado da maioria das bases que, no caso, aprovaram a volta ao trabalho. Foram 27 dias de uma greve forte que, segundo o coordenador geral do Sindicato, Liceu Carvalho, expôs A VERDADEIRA FACE DO GOVERNO LULA e, mais uma vez, da Contraf/CUT, entidade que insiste em fazer o papel duplo de dirigir o movimento e andar de braços dados com o Governo. “Toda greve traz muitas lições e com essa não seria diferente. Tiramos a lição da solidariedade, mas acima de tudo das contradições do governo lula, que se mostrou de novo a serviço dos banqueiros e dos latifundiários. A greve serviu para que os bancários da CAIXA aprofundassem essa visão. Quanto à Contraf/CUT, está mais do que clara a posição nefasta de trair o movimento dessa confederação que não defende o trabalhador”, afimou.



Assembleia

Como aconteceu com os bancários do Banco do Brasil, a assembleia da CAIXA rejeitou a proposta pífia da Empresa que não contempla as reivindicações da categoria, que lutou pela isonomia, jornada de 6 horas para todos, reajuste decente, o não desconto dos dias parados, entre outros pontos. Em contrapartida, autorizou o Sindicato a assinar o Acordo Coletivo em nome dos bancários do RN. Em greve, no país, seguem apenas as bases de Porto Alegre, Pelotas, Rio de Janeiro e Pará.



BNB

Como a direção do Banco do Nordeste não apresentou nenhuma proposta, os bancários do BNB seguem parados por tempo indeterminado. A categoria se reunirá em assembleia na próxima segunda-feira, às 17h, na sede do Sindicato dos Bancários. Até, lá os funcionários do BNB esperam receber a solidariedade dos bancários dos demais bancos que já voltaram.