O Sindicato dos Bancários do RN participou na tarde do dia 18 de setembro de uma Marcha Unificada de Trabalhadores. O Ato ocorreu em frente ao prédio do INSS, categoria que está em greve há pelo menos três meses.
O objetivo dos trabalhadores e sindicatos participantes é apontar uma alternativa classista para a política no Brasil. Não dá mais para acreditar nessa falsa polarização PT XPSDB.
Em meio à crise, o PT e o PSDB/DEM brigam até à morte pelo comando do País. O PSDB tenta atrair os trabalhadores, indignados com a corrupção, para aprovar o impeachment de Dilma. Promoveu um ato no dia 16, com esse objetivo. O PT tenta se manter no poder e apostou nos atos no dia 20 para defender o governo. Mas a receita dos dois lados é a mesma para os trabalhadores: ajuste fiscal, perda de direitos, arrocho salarial, cortes no Orçamento. Não há o que esperar dos dois blocos.
É preciso que os trabalhadores preparem uma terceira via, que faça uma greve geral no País, contra as medidas de austeridade e por uma saída dos trabalhadores para a crise da economia.
Para o diretor do Sindicato dos Bancários, Gilberto Monteiro, os trabalhadores não podem ser responsabilizados pela crise. "Os banqueiros estão recebendo o que o que investiram nas campanhas. Somente neste ano o grupo dos maiores bancos passou dos R$ 40 bilhões", analisou.