Notícias

A luta continua!

27/10/15

Bancários do RN decidiram em assembleia na noite desta segunda-feira, 26, por rejeitar a proposta da Fenaban e manter a greve nos bancos públicos. A decisão foi apertada: 110 pessoas votaram pela continuidade da greve, 75 por acompanhar a maioria dos bancários do Brasil, e 17 ainda votaram por acompanhar a votação de Brasília.
A assembleia foi marcada por um intenso debate. É evidente que a proposta da Fenaban, de apenas 10% de reajuste, não agradou a ninguém e era unanimidade entre os presentes que os banqueiros e o governo Dilma poderiam oferecer mais. A divergência encontrava-se em um único ponto: teria o RN força para fazer diferença no cenário nacional?
As noticias de outras pequenas bases que se rebelaram contra a orientação do Comando Nacional e votaram pela continuidade da greve eram recebidas com festa pelos presentes. Cada formiguinha que se unia na luta contra o grande monstro de três cabeças era um alento para os que viam na luta uma forma de avançar nas conquistas. O Governo Dilma, os banqueiros e a Contraf CUT podem até empurrar goela abaixo dos bancários um reajuste pífio, manipulando assembleias e fazendo acordos por debaixo do pano, mas nesta noite o país ficou sabendo que há muitos que não são coniventes com este teatro.

Mantiveram a greve estados como:

– ACRE
Na Caixa Econômica Federal e no Banco da Amazônia a paralisação continua.
– ALAGOAS
No Banco do Brasil e Banco do Nordeste do Brasil (BNB) a paralisação continua.
– AMAZONAS
Caixa Econômica Federal e Banco da Amazônia (Basa) seguem em greve.
– BAHIA
Funcionários do Banco do Nordeste decidiram continuar a paralisação.
– CEARÁ
A paralisação continua no Banco do Brasil, Banco do Nordeste (BNB) e Caixa Econômica Federal.
– DISTRITO FEDERAL
Os funcionários do Banco de Brasília (BRB) seguem em greve, e os da Caixa farão uma nova assembleia nesta terça-feira.
– GOIÁS
Bancários da Caixa Econômica Federal seguem com a paralisação.
– MARANHÃO
Apenas as agências do Banco do Nordeste e Banco da Amazônia continuarão fechadas.
– PARÁ
A paralisação continua no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal.
– PERNAMBUCO
No Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal, os bancários decidiram seguir com a paralisação.
– RIO GRANDE DO NORTE
Assembleia decidiu que a greve será mantida apenas nos bancos públicos: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste.
– RIO GRANDE DO SUL
Em Rio Grande, no Sul do estado, apenas funcionários do Banco do Brasil seguem em greve. Nas regiões de São Sebastião do Caí, Santa Cruz do Sul e Ijuí, novas assembleias serão realizadas a partir das 8h de terça-feira (27) para definir a situação.
– RONDÔNIA
Os bancários da Caixa Econômica Federal optaram por continuar parados.
Percebe-se que a consciência dos bancários vêm crescendo. A categoria não aceita mais ser feita de fantoche. Passam o ano inteiro sendo submetidos ao assédio, metas absurdas e cobranças que geram cada dia mais adoecimentos e resolveram não se contentar com a migalha oferecida pelos banqueiros. Só a luta muda a vida!

Nesta terça-feira, 27, às 16h, os bancários avaliam o movimento no auditório do Sindicato. Participe e dê sua contribuição ao movimento.