Notícias

Funcef: as notícias não são boas

08/12/15

No último sábado (05/12), na Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal - Apcef-PB, a diretora do Sindicato dos Bancários do RN, Marta Turra, participou do debate acerca do plano de equacionamento de déficit, promovido pela Associação dos Gerentes da Caixa Econômica - Agecef-PB.

Os diretores eleitos Max e Augusto, e o conselheiro deliberativo Fermino mostraram teses diferentes sobre o déficit e seu equacionamento. A tese dos diretores eleitos, corroborada pelas entidades Anberr e Anipa, bem como o entendimento do SEEB-RN, é que a Caixa é 100% responsável pelo pagamento do déficit ora apurado. Não temos desacordo com o modelo de equacionamento, cujo arcabouço normativo respalda eventuais cobranças solidárias, desde que comprovado o efeito da conjuntura. O que não podemos é aceitar que tamanha conta seja cobrada dos participantes e assistida quando estes não deram causa a ela.

A outra tese defendida pelo conselheiro Fermino, e que representa a presidência da Funcef, além de penalizar os verdadeiros donos da fundação, ainda é favorável a empurrar a conta, tal qual conhecemos, para o futuro incerto e não sabido.                

A boa notícia, se é que se pode falar assim, é que a Funcef ainda não está quebrada. Contudo, todo cuidado é pouco e num horizonte muito próximo ainda teremos déficits muito significativos. Precisamos, mais do que nunca, fiscalizar com lupa o nosso patrimônio.