Notícias

Lucro líquido da Caixa Econômica Federal em 2015 é superior ao do ano anterior

08/03/16

Demorou mais saiu. A Caixa Econômica Federal divulgou nesta terça-feira (08/03) o lucro líquido registrado em 2015: foram R$7,2 bilhões – valor 0,9% superior ao obtido em 2014. O retorno sobre o patrimônio líquido médio nos últimos doze meses foi de 11,4%. O banco foi o último entre os cinco grandes do Brasil a divulgar seu balanço anual.

Diversos portais divulgaram essa notícia com informações adicionais que mascaram a verdade por trás da Caixa. Alguns exaltam ações de planejamento estratégico, nas quais o “relacionamento com clientes” teria possibilitado o aumento das receitas com “prestações de serviços” e “tarifas”. De fato, os valores abusivos cobrados pelos serviços adicionais, além dos juros que escravizam seus clientes, fazem da Caixa uma exímia “lucradora”.

Outros sites evidenciaram as “ações para racionalização de gastos e aumento da produtividade, com foco na sustentabilidade dos seus resultados”, o que nada mais é que pressionar os poucos bancários que trabalham na linha de frente nas agências para cumprir metas cada vez mais gigantescas e que ultrapassam os limites dos trabalhadores.

Além disso, a quantidade de bancários na ativa e o protelamento de mais convocações só aumentam a receita do banco, que tem pouco a pagar e muito a receber. E é por esses e outros motivos que a luta tem que ser intensificada. Pelo visto nesta última cifra, a Caixa Econômica Federal tem recursos suficientes para cumprir com melhorias de condições de trabalho, melhor estrutura para os clientes, e convocação de novos funcionários para gerar mais empregos e desafogar o ritmo intenso de trabalho nas agências de todo o Brasil.