Notícias

Gerentes assediam funcionários do Itaú para bater metas

13/09/16

O SEEB-RN recebeu denúncias de que os gerentes gerais do Itaú estão assediando os funcionários de Natal para que trabalhem após às 16h e alcancem os 800 pontos das metas do Agir até sexta-feira (16/09). Ignorando completamente a Greve, que foi decidida pela categoria por meio da Assembléia Deliberativa, os gerentes continuam babando os patrões, visando o crescimento individual, e não o benefício coletivo dos bancários. Greve é PARAR A PRODUÇÃO. Assediar e intimidar os funcionários nesse período que é permitido pela Lei 7.783, é uma afronta aos trabalhadores, pois uma das lutas da categoria é o fim do assédio moral e o fim das metas abusivas impostas pelos banqueiros para obter mais lucros.

O Itaú é a instituição financeira que mais lucra no país. Só nos últimos três meses, o banco obteve lucro de R$ 5,518 bilhões! E só com o que fatura com as taxas cobradas aos clientes, o banco consegue pagar mais de uma vez e meia as despesas com funcionários. Entre os cinco maiores bancos (Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander e Caixa Econômica Federal), o Itaú é o que tem a maior diferença entre o que arrecada com taxas e o que gasta com salários.

Mesmo com esses lucros exorbitantes, os banqueiros do Itaú, juntamente com seus comparsas, insistem em explorar o trabalhador até a última gota de suor, ameaçando os funcionários para alcançar as metas que estão cada vez mais inatingíveis, como é o caso do sistema Agir. Não só o Itaú, mas todos os outros bancos também têm condições de oferecer uma proposta de reajuste satisfatório e sem perdas, além de manter empregos e contratar mais trabalhadores para a cabar com a sobrecarga.