Notícias

Bancários denunciam prática antissindical de gerentes do Itaú

16/09/16

Diante do 11º dia de uma greve forte o banco Itaú mais uma vez demonstra total desrespeito por seus trabalhadores e atenta contra o direito de greve através de assédio e práticas antissindicais. O Sindicato dos Bancários do RN está acompanhando o problema para garantir o direito dos bancários e, caso a empresa não mude de atitude, será alvo de denúncia no Ministério Público do Trabalho.

Em uma clara tentativa de intimidar os trabalhadores grevistas e colocar os colegas uns contra os outros, os gerentes Thais Alcântara Pontes de Lima (GRA Gerente Regional de Agências) e Daniel Martins de Oliveira (GSO Gerente de serviços operacionais) orientaram os bancários a procurarem agências onde as comissões de esclarecimento contassem com apenas um integrante para “forçar” a entrada nas agências. Eles só não esperavam que a greve estaria ganhando forças com a intransigência da Fenaban e as comissões estivessem cada vez mais fortes. Resultado: não conseguiram o objetivo de OBRIGAR os trabalhadores a furar a greve.

A categoria dá uma demonstração de força e unidade, mantendo as comissões firmes nas portas das agências. Isso comprova que os banqueiros estão apostando no cansaço da categoria, e por isso, os bancários precisam estar cada dia mais fortalecidos e empenhados no movimento.

Lembramos ao Itaú que a Lei 7.783 de 23 de junho de 1989 assegura ao trabalhador brasileiro o direito a greve. A Constituição brasileira assegura, no seu art. 8º, a liberdade de associação profissional ou sindical, a qual compreende não apenas o direito de constituir sindicato e de ele ingressar ou retirar-se, mas também o exercício das atividades sindicais, no sentido amplo.

Os gerentes envolvidos neste caso estão dando um baile de condutas assediadoras e práticas antissindicais durante essa greve. Eles já haviam sido denunciados por estarem promovendo encontros e reuniões com gerências médias em hotéis e shoppings de modo a cobrar as metas do mês, ignorando totalmente o movimento grevista.

O Itaú é a instituição financeira que mais lucra no país. Só nos últimos três meses, o banco obteve lucro de R$ 5,518 bilhões! E só com o que fatura com as taxas cobradas aos clientes, o banco consegue pagar mais de uma vez e meia as despesas com funcionários. E para manter este patamar quer “espremer” ainda mais seus trabalhadores. Estamos de olho!