Notícias

Gerente tenta criar confusão em agência do itaú

19/09/16

Desde o início da greve dos bancários alguns gerentes do banco Itaú têm insistido em práticas antissindicais, pressionando os trabalhadores para que não exerçam seu direito à greve. O Gerente de Serviços Operacionais, Daniel Martins de Oliveira, vem sempre figurando entre as denúncias recebidas pelo Sindicato dos Bancários do RN.
Nesta segunda-feira, 19, Daniel resolveu entrar na agência do Itaú da avenida Roberto Freire e fazer uma espécie de conferência com outro gerente. Ao ser questionado, entrou em conflito direto com o diretor do Sindicato Wellington Medeiros. Foi desrespeitoso e acintoso, questionando o direito dos trabalhadores à greve.
Apesar de responder por toda a regional, Daniel costuma escolher a cidade de Natal para atuar durante o período de greve, pressionando e assediando os trabalhadores. Ao defender com unhas e dentes a empresa, o gerente não percebe que está compactuando com a exploração dos colegas e, acima de tudo, coibindo o exercício de um direito. Ele passa por cima da decisão da assembleia de manutenção da greve e reforça a postura desrespeitosa da FENABAN que, após 14 dias de greve, não apresenta sequer uma proposta decente aos trabalhadores. 
É sempre bom lembrar que o Itaú é a instituição financeira que mais lucra no país. Só nos últimos três meses, o banco obteve lucro de R$ 5,518 bilhões! E só com o que fatura com as taxas cobradas aos clientes, o banco consegue pagar mais de uma vez e meia as despesas com funcionários. Entre os cinco maiores bancos (Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander e Caixa Econômica Federal), o Itaú é o que tem a maior diferença entre o que arrecada com taxas e o que gasta com salários. E tem a obrigação de apresentar uma proposta decente a seus funcionários.