Nesta terça-feira (20/09), em seu 15º dia, a greve se mostrou mais fortalecida em Natal. Todas as agências Estilo do Banco do Brasil foram fechadas com o apoio e a união da categoria – e assim permanecerão até o fim da greve.
Até agora nada de negociações, mas os banqueiros não param de usar suas ferramentas para obtenção de lucros, como é o caso das agências Estilo do Banco do Brasil. Com o pretexto de que o banco está passando por um processo de modernização, de ajuste aos novos moldes tecnológicos e adequação ao mercado, os patrões estão diminuindo os custos dos bancos com a chamada “eficiência operacional”. Ao contrário do título, esse processo é completamente deficiente, pois explora mais o trabalhador, e aumenta a sobrecarga de trabalho. A proposta do Banco do Brasil, assim como em outros bancos, é diminuir custos com o cliente, fazendo com que ele dependa menos do atendimento nas próprias agências. Com um projeto semelhante aos “call centers”, os bancários terão que se dividir em pequenas equipes em turnos das 8h às 22h para atender virtualmente a uma enorme clientela, seja por telefone, chat, e-mail ou videoconferência. No caso do Banco do Brasil, esse projeto já chegou às agências Estilo. Porém, o banco quer ampliar o setor de atendimento digital para as demais agências. Em Natal, a unidade de atendimento digital para pessoas físicas será concentrada no Alecrim, enquanto o atendimento digital para pessoa jurídica será concentrado no “predião” da Rio Branco.
Esse processo que só visa a obtenção de mais lucros vai desencadear em diminuição do quadro de funcionários, havendo cada vez mais perda de funções.