Notícias

Itaú ignora a greve e pressiona estagiários

20/09/16

Não importa de onde venham os lucros, o importante é que eles não parem de chegar. O Banco Itaú, a instituição financeira que mais lucra no país, está pressionando os estagiários para bater as metas de empréstimos consignados. Não importa que a situação seja outra, que os bancários estejam em luta por valorização, absolutamente nada, o objetivo é bater meta. Os banqueiros cada dia se superam, ignorando a luta da categoria, desrespeitando o direto a greve e implicando em práticas antissindicais.
Lembramos que, segundo a Lei Nº 11.788, de  25 de setembro de 2008, o estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam freqüentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.  O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando, ou seja, em nenhum momento é admitido o regime de meta.
Vale ressaltar que no quesito práticas antissindicais o Gerente de Serviços Operacionais, Daniel Martins de Oliveira,  é reincidente. Mantém a pressão sobre funcionários e estagiários. Ele já sabe que a greve no RN é de verdade, então permanece no estado para enfraquecer o movimento. Vem fazendo reuniões em restaurantes sob o véu da confraternização, com o objetivo de pressionar o trabalho, cobrando as metas e ignorando o movimento grevista. Não temos motivos para comemorar, o momento é de fortalecer a greve para garantir conquistas.  Estamos na luta e todas as medidas para garantir os direitos dos trabalhadores serão tomadas, incluindo denúncia ao Ministério Público do Trabalho.