Notícias

Como estariam os salários dos bancários sem a greve?

28/09/16

O Sindicato dos Bancários do RN procura fazer reuniões nos locais de trabalho antes mesmo da entrega da pauta de reivindicações na Fenaban. O objetivo é ouvir a categoria, mobilizar, pensar em novas estratégias e chegar a melhor forma de enfrentar os patrões, afinal a categoria tem dois dos mais poderosos patrões da disputa de classes: os banqueiros e o Governo.
Reiteradas vezes há questionamentos sobre as melhores estratégias a serem utilizadas durante a campanha salarial, mas uma se repete com maior frequência: a greve não é um instrumento gasto? Precisamos de uma nova ferramenta.
Claro que novas estratégias podem e devem ser pensadas, mas ao longo dos anos mostrou-se que, para atingir o bolso dos banqueiros só há uma forma, parando a produção. É a isso que a greve se destina, atingir os lucros daqueles que tanto lucram à custa da força de trabalho da categoria.
Pois bem, ao ler o Diário da Luta desta terça-feira (27/09) a diretora do Sindicato dos Bancários e funcionária do BB, Maria Mercedes, fez uma continha simples com base na tabela que publicamos. Pois bem, caso a categoria não tivesse paralisado suas atividades nos últimos 15 anos a perda salarial seria de 30%. Uma baixa e tanto nos seus rendimentos, não? Pois quando alguém te perguntar: vale mesmo a pena fazer a greve? Reflita!