Notícias

Temer avança em ataque aos trabalhadores: PEC 241 é aprovada em segundo turno na Câmara

26/10/16

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (25), em segundo turno, com 359 votos favoráveis, 116 contrários e duas abstenções, o substitutivo para a Proposta de Emenda à Constituição 241/16. O texto, de autoria do deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), impõe limites para os gastos federais para os próximos 20 anos. Foram mais de sete horas de sessão.

Para que a PEC 241 seja encaminhada para discussão e votação no Senado, os deputados precisam agora votar os destaques ao texto.

Em todo o país trabalhadores e estudantes têm se organizado para tentar barrar este retrocesso, mas a influência do executivo sobre o Congresso está cada dia mais clara. O Governo alega que precisa da PEC para equilibrar os gastos públicos uma vez que o déficit das contas do governo já chega a R$ 170 milhões. Na prática, esses recursos que serão retirados de saúde e educação serão redirecionados para o superávit primário, ou seja, pagamento de juros da dívida.

Apesar de alegarem que não há retirada de recursos e sim manutenção nos valores, o país começará a sentir em breve a falta de recursos nas área essenciais, e ao longo de 20 anos isso poderá ser devastador.  Fora Temer! Fora Todos! Greve Geral já!