Notícias

Sindicato orienta voto NÃO à proposta de rateio do déficit da CASSI

28/10/16

O Banco do Brasil, a cada reestruturação da CASSI, desvaloriza ainda mais o contracheque dos bancários. Desta vez quer onerar em mais 1% para fugir de sua obrigação com o déficit da CASSI, esquecendo-se de que acabou de retirar 1,62% (9,62% - 8%) da receita ordinária da Caixa de Assistência – prejuízo de R$ 26 milhões – ao renovar o acordo coletivo com apenas 8% de reajuste nos salários dos bancários, ignorando o restante da inflação do período.
Agora o Banco quer cobrar 1% dos empregados para “sanear” a CASSI e se obrigar apenas em contratar uma empresa de consultoria no mercado para fazer o diagnóstico e um projeto de gestão para a Caixa de Assistência. É possível que o projeto que venha a ser apresentado aponte para a precarização da assistência aos seus usuários com limitação de procedimentos, a exemplo do que ocorre nos planos de saúde de mercado. 
O Banco do Brasil tem plenas condições de arcar sozinho com o reequilíbrio financeiro da Cassi, mesmo porque é importante lembrar que o Banco envia diariamente centenas de bancários adoecidos para tratamento na Caixa de Assistência. E com uma provável reestruturação – é o que se comenta - fechando agências e reduzindo comissões, em se confirmando, reduzirá ainda mais as receitas da CASSI, já que haverá redução da remuneração dos empregados. 
Os bancários do RN já perceberam que o Banco está a cada ano querendo se desobrigar com a saúde dos seus empregados. É por isso que o Sindicato orienta votar NÃO à proposta de rateio do déficit apresentada pelo Banco do Brasil. A votação deverá ocorrer em breve através do Sisbb. É NÃO, gente!