Os bancários de Natal retardaram a abertura das agências em duas horas nesta sexta-feira, 25 de novembro. O protesto integrou a Greve Geral organizada por várias centrais sindicais, incluindo a CSP Conlutas (Central a qual o Sindicato dos Bancários do RN é filiado), contra os ataques à classe trabalhadora que estão sendo desferidos pelo Governo Temer. Os bancários realizaram um Ato Público em frente ao Banco do Brasil da avenida Rio Branco.
O país vive uma grave crise política e econômica que está criando um clima de tensão entre todos. Como solução, o Governo Federal, representante dos grandes empresários e banqueiros, apresentou um pacote de maldades que só atinge os menos favorecidos. A PEC 55, por exemplo, um dos alvos do protesto, visa congelar investimentos em saúde, educação e segurança por 20 anos, esse dinheiro será desviado para abastecer o esquema da dívida pública.
Além da PEC 55, os bancários criticam as reformas da previdência e trabalhista que já tramitam no Congresso, a MP 746 que propõe mudanças no ensino médio, a legalização da terceirização da atividade-fim e a anistia do Caixa 2.
Para o Sindicato dos Bancários a Greve Geral ainda está sendo construída. O diretor do SEEB RN, Eduardo Xavier, lembrou que todos estão sendo atacados. “Os bancos lucram com a crise, mas atacam do mesmo jeito que os Governos que alegam não ter dinheiro. A saída não é individual. Eles estão organizados e nós precisamos nos organizar para poder enfrenta-los”, afirmou.