Banco do Brasil dá pacote de maldades aos bancários como presente de Natal
25/11/16
O Banco do Brasil anunciou no dia 21 de novembro que 402 agências serão fechadas, 379 serão transformadas em postos de atendimento e 31 superintendências em diversos municípios serão encerradas. Com a reorganização, seis agências serão fechadas no Rio Grande do Norte e outras sete serão transformadas em postos de atendimento. A ideia do Banco é economizar, e para isso irá cortar funções e comissões para atingir a meta.
A reestruturação de agências vem atrelada a um Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivado (PEAI) e objetiva gerar uma economia anual de R$ 3,798 bilhões. O Banco já identificou 18 mil funcionários habilitados a deixar a empresa em troca de “benefícios”. Mas não anuncia que os benefícios deste plano são bem inferiores ao do Plano de 2007, por exemplo.
O Banco pretende ‘‘se livrar’’ dos funcionários ‘‘mais velhos e mais onerosos’’. Para se ter uma ideia, quem aderir ao plano terá que pedir demissão e abrir mão da multa de 40% no FGTS. O valor ofertado para incentivar a adesão é muito mais vantajoso para o Banco.
No Rio Grande do Norte serão fe- chadas as agências Ayrton Senna, Base Naval, Biomédico, Shopping Midway Mall, Norte Shopping, todas em Natal, e FAB BANT, em Parnamirim. Serão transformadas em postos de atendimento as agências de Afonso Bezerra, Florânia, Governador Dix-Sept Rosado, Martins, Petrobrás Mossoró , Pedro Avelino e TRT Natal.
O Sindicato dos Bancários do RN entende que o PEAI veio no momento errado, não é um incentivo à aposentadoria, é quase uma chantagem. Isso porque, devido ao fechamento das agências e consequente corte nas comissões, a pressão para que os colegas aceitem o pacote será muito maior. “Lógico que as pessoas vão se sentir pressionadas a aderir, sabendo que há colegas que podem perder até 50% dos rendimentos”, destacou o diretor do Sindicato dos Bancários Juvêncio Hemetério.
Tanto a reestruturação quanto o PEAI fazem parte de um pacote que visa aumentar a pressão e o serviço para os que permanecerem nas agências, disfarçado de "conjunto de medidas para ampliar o investimento no atendimento digital e aumentar a eficiência operacional".
BB e Bradesco criam parceria em agências digitais
Bradesco e Banco do Brasil divulgaram, na semana passada, o lançamento de um novo projeto em parceria. O Digio, plataforma digital de meios de pagamento cujo primeiro produto é um cartão de crédito, criado em junho, será peça-chave na estratégia de fortalecer a nova instituição, que se focará, embora não exclusivamente, no ambiente digital.
É importante que a categoria fique ligada em como tudo está acontecendo. A privatização do BB já foi iniciada. O Banco Digital do BB vai existir em paralelo ao Banco tradicional e já nasce privado, com participação de 50,01% do Bradesco e 49,9% do BB.
Está se formatando no projeto de manter o cliente bem longe das agências. Sem clientes, menos custo de manutenção e principalmente de mão de obra. O bancário sendo descartado paulatinamente em benefício do lucro. Não foi à toa que o projeto é paralelo ao Plano de Reestruturação do Banco.