O Banco Central divulgou na última segunda-feira (16/01), o Ranking de Instituições por Índice de Reclamações referente aos dois últimos meses de 2016. Bradesco, Santander e Caixa aparecem nas primeiras posições, seguidos por Banco do Brasil, Itaú e Banrisul.
Na lista das instituições com mais de 4 milhões de clientes, o conglomerado do Bradesco ficou na liderança com índice de reclamações de 28,30. As três principais reclamações são referentes a irregularidades com a segurança e sigilo, cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados, além de débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente.
Sobre o Ranking
O Ranking de Instituições por Índice de Reclamações tem como objetivo contribuir para a transparência das ações do Banco Central do Brasil, trazendo ao conhecimento da sociedade o perfil das reclamações que foram processadas, analisadas e encerradas pelo BCB em cada período de referência. Adicionalmente, o ranking permite à sociedade, em particular aos clientes e aos usuários de serviços bancários, identificar com mais clareza a natureza das reclamações registradas neste Banco Central do Brasil em desfavor de cada instituição financeira, de forma a facilitar a escolha da instituição que melhor atende às suas necessidades.
Mais informações: Banco Central do Brasil