Notícias

Usuários do Banesprev rejeitam reforma estatutária

02/02/17

No dia 28 de janeiro, em São Paulo (estado que concentra o maior número de trabalhadores) mais de 1.600 bancários oriundos do Banespa, se reuniram em assembleia e rejeitaram a reforma estatutária do Banesprev nos moldes apresentados pela patrocinadora.
Os participantes do Plano II também deliberaram por unanimidade o plano de custeio, referente aos anos 2015/2016, com ressalvas sobre o serviço passado. 
A negativa à proposta de reforma estatutária foi massiva. Foram registrados apenas dois votos a favor – o do presidente do Banesprev, Jarbas de Biagi, e o do diretor de Seguridade, Flavio Bettio, ambos indicados pela patrocinadora.
A assembleia também aprovou a realização de Ato Público em frente à Torre Santander no dia 8 de fevereiro.
Na proposta original, o Banco queria também tirar as eleições para diretores. Depois de negociações o Banco avançou em alguns pontos, mas na última rodada de negociação, o banco chegou a aceitar manter a assembleia, mas queria extinguir a sétima vaga do Conselho, pertencente à Direp, o que empacou as conversas.
Ao final, os participantes pediram que o Banesprev encaminhe para a autarquia as fotos e gravação em vídeo da assembleia junto com a ata, ressalvas e o voto dos participantes, que contém proposta alternativa apresentada pelos representantes eleitos, associações e sindicatos, para que a Previc tenha real dimensão da situação.
 
Eleições
Em meio aos ataques da patrocinadora ao Fundo de Pensão o Banesprev terá eleições entre 6 e 20 de fevereiro, para as novas diretorias Administrativa e Financeira, os conselhos Fiscal e Deliberativo e o Comitê de Investimentos. Será a maior eleição de cargos da história do fundo, que completará 30 anos no mesmo mês. Devido a situação delicada e de ataques, orientamos que cada um avalie profundamente todos os candidatos que estão divididos em duas chapas, uma apoiada pela Afubesp e outra apoiada pela Afabesp.