Notícias

Caixa anuncia novo PDV para até 10 mil funcionários

07/02/17

A Caixa anunciou nesta segunda-feira, 06/02, as regras de um novo programa de demissão voluntária, que tem por objetivo atingir até dez mil bancários. As adesões já começam nesta terça, 07, e prosseguem até 20 de fevereiro. Os empregados que aderirem ao programa deverão efetivar o desligamento da empresa no período de 14 de fevereiro a 8 de março de 2017.

Para o diretor do Sindicato dos Bancários, José Xavier, o objetivo da Caixa e reduzir o quadro com o objetivo de reduzir agências. “É um plano tal qual o de restruturação do BB, retirar 10 mil bancários e enxugar as agências. Ainda não anunciaram o fechamento de agências, mas sabemos que essa será a consequência”, avaliou.

A Caixa vem sendo alvo constante de mudanças e fatiamento de setores que tendem a culminar com a “abertura de capital”, termo para disfarçar a privatização. O trabalho na Caixa segue aumentando com o anúncio da liberação de contas inativas do FGTS e o que vai acabar ocorrendo é uma queda na qualidade de atendimento que reflete na qualidade de vida do bancário, sobrecarregado e desvalorizados.

Xavier relata que poucas pessoas nas agências têm se mostrado interessadas em aderir ao plano, a não ser aquelas que já faziam planos de sair, e orienta que os empregados não devem aceitar pressão. 

O anúncio do PDV foi feito por meio de Circular Interna com as regras do PDVE. A empresa alega que o programa é de caráter extraordinário e se dará apenas em 2017. Conforme a CI, estão aptos a participar do PDV empregados aposentados pelo INSS ou que podem se aposentar até 30 de junho deste ano; trabalhadores com no mínimo 15 anos de efetivo exercício de trabalho na empresa; ou com adicional de incorporação de função de confiança, cargo em  comissão ou função gratificada até a data de desligamento (sem exigência de tempo mínimo de efetivo exercício na Caixa).

A Caixa está propondo como incentivo financeiro para os desligamentos 10 remunerações base do empregado, considerando data de referência 31 de janeiro deste ano.

O banco propõe a manutenção por tempo indeterminado do Saúde Caixa somente para os trabalhadores já aposentados pela Previdência Social ou que vão se aposentar até 30 de junho, e empregados admitidos já na condição de aposentados pelo INSS com o mínimo de 120 meses de contribuição para o Saúde Caixa. No entanto, para os empregados que atendem as demais exigências o plano será assegurado por apenas 24 meses.

FGTS

A Caixa Econômica Federal confirmou nesta terça-feira (7) que "está em estudo" a possibilidade de abrir as agências bancárias aos finais de semana para que os trabalhadores possam sacar o dinheiro das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).FGTS

A medida seria uma “alternativa para cobrir uma possível sobrecarga nas agências em meio ao programa de demissão voluntária do banco, que pretende cortar até 10 mil cargos”. Será que a Caixa acredita que aumentar a carga horária dos funcionários os fazendo trabalhar aos finais de semana não configura sobrecarga? “Não vamos admitir essa abertura. A Caixa já tentou fazer isso uma vez com o programa Minha Casa, Minha Vida e nós não aceitamos. Se for necessário, vamos pra porta das agências para impedir que isso aconteça. A jornada já é por demais exaustiva durante a semana, ainda mais trabalhar no final de semana, não dá”, afirmou Xavier.