O curso de formação promovido pelo Sindicato dos Bancários, em parceria com o Ilaese, neste fim de semana, foi um sucesso entre os delegados sindicais que prestigiaram o evento. O debate sobre “O Estado e o papel dos Sindicatos na construção de uma alternativa à crise capitalista” foi elogiado pelos bancários. Como ressaltou o coordenador geral do Sindicato, Liceu Carvalho, na abertura do curso, a diretoria elegeu 2009 como o ano de formação sindical e, até dezembro, deverá promover outros encontros como esse que ocorreu agora.
Nem a chuva que castigou a cidade no sábado diminuiu a vontade dos bancários de se aprofundar sobre o tema. Que o diga a bancária Janaína Rosa, do BB Igapó, que mesmo grávida compareceu ao curso. “Até que deu vontade de ficar em casa, o pessoal insistiu também, mas fiz questão de vir porque é muito bom estudar e conhecer essa visão que o professor nos mostra”, afirmou a bancária que já havia participado de outro curso promovido pelo Sindicato.
Marinheiro de primeira viagem, Fausto Neto, da RERET, ressaltou a importância do curso para a formação. “Foi bastante valoroso. Através desses debates a gente tem noção da importância do sindicato para a categoria. Espero poder passar isso para os meus colegas da agência”, disse.
Outro colega entusiasmado com a chance de se aprofundar num tema tão delicado, Celso Medeiros, do BB Lagoa Nova, disse que o curso superou as expectativas dele. “Eu já tinha ideia do que era o socialismo e, com o curso, vou aprimorar meus conhecimentos. É uma ótima iniciativa do Sindicato. Acho inclusive que o curso deveria ser aberto não apenas para os delegados sindicais, mas para todos os bancários. O problema é a dificuldade para a liberação”, lembrou.