O Sindicato dos Bancários do RN participou na manhã desta quarta-feira, 8 de março, de manifestação pelo Dia Internacional da Mulher. A data lembra as mulheres de luta que morreram em busca de direitos. Neste ano, o movimento mundial convocou uma grande greve de mulheres. Com o mote: se nossas vidas não valem nada, que produzam sem nós, várias cidades no mundo fizeram manifestações.
O Ato que ocorreu pelas ruas do Centro de Natal também teve como objetivo barrar a Reforma da Previdência proposta pelo Governo Temer que atingirá muito mais as mulheres. O objetivo do Governo é fazer com que trabalhemos até morrer, incentivando a aposentadoria privada e desviando dinheiro da Previdência Pública para pagamento da dívida. A igualdade de idade para aposentadoria entre homens e mulheres é um ataque absurdo, pois não leva em consideração as jornadas duplas e triplas a que as mulheres são submetidas.
A diretora do Sindicato dos Bancários, Izolda Capistrano, lembrou da disparidade salarial dentro dos bancos em que, apesar de mais alta escolaridade, as mulheres ganham até 25% que os homens. “Além de conviver com o machismo que rege nossa sociedade, as mulheres ainda serão as maiores vítimas dessa Reforma da Previdência”, ressaltou.
O Ato deste ano destacou a participação das mães trabalhadoras, com um bloquinho de crianças que de forma aguerrida aguentaram a caminhada que saiu da Câmara Municipal (rua Campos Sales), passando pelo INSS (rua Jundiaí) e finalizando na Prefeitura de Natal (rua Ulisses Caldas).