Notícias

Dia Mundial da Saúde: Bancários devem ficar alerta

07/04/17

A depressão tem tratamento e o primeiro passo é conversar sobre o assunto. Essa é a proposta da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Dia Mundial da Saúde, lembrado hoje (7). A doença, segundo a entidade, afeta pessoas de todas as idades e estilos de vida, causa angústia e interfere na capacidade de o paciente fazer até mesmo as tarefas mais simples do dia a dia.

Os bancários têm sido apontados pelo INSS e pelos Tribunais do Trabalho como uma das categorias mais atingidas pela doença. O diretor de saúde do Sindicato dos Bancários do RN, Robério Paiva avaliou a situação da categoria. “Os bancários hoje, infelizmente, sofrem com um nível de tensão muito elevado. A pressão é forte e as pessoas não conseguem dormir direito, final de semana não consegue relaxar. E nem todos procuram ajuda. Muitos têm medo de entregar um atestado de mais de 15 dias porque tem medo de se afastar, acha que vai ser perseguido, mal visto na empresa”, comentou.

Robério lembrou que este dia está interligado com o dia mundial em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, e juntos fazem o Abril Verde.  O momento é de debater e prevenir. “Todo acidente pode e deve ser evitado, e eles são apenas a ponta do iceberg, sem investimento em prevenção, o número de acidentes tende a crescer e deixam o Brasil em uma situação muito constrangedora. Oficialmente é o quarto país com maior número de acidentes de trabalho no mundo”, destacou Robério.

Um  dos maiores desafios é conseguir organizar um ambiente de trabalho que seja produtivo e salutar ao mesmo tempo. As questões de LER DORT, que são doenças relacionadas ao sistema músculo esquelético, se faz com a diminuição da jornada de trabalho, a contratação de mais funcionários diminuindo a sobrecarga de quem está nas agências, tem a questão dos móveis que precisam atender a NR 17 vinculados a ergonomia e postura e tudo que influencia na prevenção.

As doenças psicológicas vêm crescendo de forma assustadora e se dá, de certa maneira,  porque o mundo do trabalho se transformou muito rapidamente e a essa transformação foram associadas práticas maléficas à saúde dos trabalhadores. O assédio moral ameaça, amedronta, mutila os trabalhadores, faz o trabalhador adoecer na alma. É uma doença invisível, você não tem como fazer exames que para detectar.

Há alguma prevenção nos bancos?

Os bancos estão apenas assistindo. As Sipats (Semana de Prevenção) ocorrem de forma muito tímida. Os Cipeiros, muitas vezes com indicação do banco, ou mesmo eleito por nós, não fazem uma atuação mais consistente. Quando os Bancos vêm agir já é quando a situação está insustentável. A preocupação deles não é a prevenção, seria mais inteligente da parte do banco investir em prevenção, porque seria mais econômico. Evitaria o absenteísmo do trabalhador, a produção aumentaria. Mas o banco tem que enfrentar o problema. Conversado, adequando, resolvendo, diminuindo as jornadas de trabalho, conversando com o trabalhador, mas infelizmente é só pressão.

Como os bancários poderiam se posicionar para evitar problemas maiores?

 O SEEB RN tem essa preocupação constante, nós temos confeccionado cartilhas, folders, palestras, orientando o bancário em relação aos seus direitos para ele se prevenir. Denunciar os casos em todas as instâncias, seja em sindicato, ouvidoria. Tem que combater com denúncias, tem que olhar pra dentro de si e, de certa forma, trabalhar dentro do seu limite, não além do que possa. A pessoa vai além das suas forças e aí a fatura é cobrada e é caro o preço.

Essa situação política de perseguição pode piorar as coisas?

É um fator agravante. A terceirização precariza ainda mais o mundo do trabalho. Você tem uma certa estabilidade e é abalada com a terceirização. Uma ameaça constante. Além dos problemas que já temos, e são muitos, surgem outros que elevam a pressão. A saúde não tem preço. Não vale a pena você gastar sua saúde pra ganhar dinheiro e depois gastar seu dinheiro par ganhar saúde. Vamos viver um dia de cada vez, tijolo após tijolo.