Notícias

Reforma Trabalhista é tema de debate no Sindicato dos Bancários

11/05/17

O Sindicato dos Bancários do RN realizou na noite desta quarta-feira, 10, uma palestra sobre a Reforma Trabalhista com o advogado João Hélder Cavalcanti. Na ocasião também foi lançada a cartilha sobre a Reforma confeccionada pelo Sindicato e que detalha ponto a ponto o estrago que as mudanças irão fazer caso o Projeto seja aprovado.

Para o advogado trabalhista João Helder Cavalcanti, o que está em jogo é a disputa entre o capital e o trabalho, o que retira todas as barreiras de proteção da classe trabalhadora e questiona, até mesmo, o modelo de estado democrático republicano.

Ele também criticou a forma como os defensores do projeto classificam a Reforma como modernizadora enquanto que levará os direitos trabalhistas ao patamares pré-CLT onde se locava mão de obra ou trocava-se a força de trabalho por comida e moradia.

“É preciso saber qual modelo de desenvolvimento nós queremos. O modelo atual, defendido por nossa Constituição Federal é inclusivo, com a aprovação desta Reforma ele passará a ser extremamente excludente”, afirmou o advogado.

O diretor jurídico do SEEB RN, Juvêncio Hemetério, avaliou como bastante positivo o evento e destacou a importância de criar momentos como estes entre a categoria para que, munidos de informações, os bancários possam construir a resistência. “Precisamos ocupar o Congresso Nacional e construir uma Greve Geral mais dura e mais forte, de 48 horas, para conseguir barrar esse retrocesso. Com os trabalhadores nas ruas, isso é possível”, afirmou.