Encontro da FNOB aprova moção de repúdio ao Banrisul
04/09/17
Nós aqui reunidos no XV Encontro da Frente Nacional de Oposição Bancária (FNOB) repudiamos a atitude arbitrária do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) com relação à retirada da função de um militante da nossa frente. O Banrisul atualmente passa por um processo de reestruturação velada, em que a retirada de funções vem no sentido de aumentar ainda mais a margem de lucros da instituição, com total descaso para com a vida dos seus funcionários. Mas nesse caso em específico, a política de ataques à remuneração dos trabalhadores abriu margem para a retaliação política do nosso militante, uma vez que os critérios para a perda da função foram contraditórios, mas com endereço certo contra quem luta.
Como o militante atua pela oposição do movimento sindical contra a direção do Sindbancários (CUT), o ataque segue com total conivência do sindicato. Essa política cutista de deixar campo livre para perseguição dos patrões aos militantes de oposição não é novidade em Porto Alegre, tampouco Brasil afora. Repudiamos por isso a postura pelega da referida central, que há tempos trai a categoria em nome de privilégios tão somente para seus membros.
Contra toda a perseguição política e pela liberdade de associação e mobilização sindical, este é um compromisso que aqui firmamos.
Bauru, 3 de setembro de 2017