Trabalhadores em defesa do MPT
29/09/17
O Sindicato dos Bancários do RN participou, no dia 27 de setembro, em conjunto com diversas organizações sindicais, de um Ato Público em defesa do Ministério Público do Trabalho.
O MPT, em especial a procuradora Ileana Neiva Mousinho, passaram a ser atacados pelo Grupo Guararapes Confecções S.A. após serem denunciados e cobrados de uma multa no valor de R$ 37 milhões (10% de seu lucro em 2016) por usarem mão de obra superexplorada em 12 cidades do interior do RN. O Grupo ainda é chamado a ser responsável pelos direitos trabalhistas dos funcionários das pequenas fábricas, que vêm sendo chamadas de facções, que fazem os mesmos serviços dos funcionários da fábrica, mas não possuem garantias trabalhistas.
O Grupo Guararapes vem sendo acompanhado de perto pelo MPT há anos e já foi convocado outras três vezes a se adequar à legislação, assinando Termos de Ajustamento de Conduta e se comprometendo a cumprir os acordos, entretanto, isso não aconteceu, levando o MPT a fazer a denúncia e aplicar-lhe a multa.
Ao saber da Ação, os diretores do Grupo passaram a usar as redes sociais para atacar a procuradora Ileana Neiva Mousinho, incitando, inclusive, violência contra ela. A ação foi tão virulenta que levou a Procuradoria Geral do Trabalho a denunciá-los por crime de incitação à violência, coação no curso do processo, difamação e injúria.
O ataque vem ainda repleto de machismo, uma vez que, dos oito procuradores que assinam a denúncia, a Dra Ileana Mousinho é a única que está sendo citada nominalmente e agredida pelos empresários.
Em defesa do MPT o SEEB RN lançou nota na TV e no rádio e, em conjunto com outras Centrais Sindicais, também emitiu nota publicada na Tribuna do Norte.
O Ato foi uma resposta à manifestação feita por funcionários da Guararapes no dia 21 de setembro. Nessa manifestação os funcionários foram levados por ônibus fretados pela própria empresa, praticamente uma chantagem pois a ameaça é fechar postos de trabalho no RN.
As Centrais Sindicais deixaram suas diferenças de lado e se uniram para manifestar apoio ao MPT, que vem cumprindo seu papel de zelar pela aplicação das leis trabalhistas.
A reunião que organizou o Ato Público ocorreu no dia 25 de setembro no Sindicato dos Bancários do RN.