Apesar dos lucros exorbitantes, o Santander foi o banco que mais recebeu reclamações ao Banco Central (BC) no quarto trimestre de 2017. Com índice de 42,87 pontos, o banco recebeu 1.700 queixas no período de outubro a dezembro de 2017. No trimestre anterior, o Santander também ocupou a primeira colocação na lista de reclamações.
Em segundo lugar está a Caixa Econômica Federal (CEF), com 2.913 reclamações e 33,24 pontos. No trimestre passado, a CEF ocupava a terceira posição no ranking. Ainda de acordo com o BC, o Bradesco ocupa a terceira posição com 2.438 queixas e 25,68 pontos, enquanto que no trimestre passado estava em quarto lugar. Na atual lista, o Banrisul está em quarto (25,06), e em quinto aparece o Banco do Brasil (24,50).
Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços foram os principais motivos de 1.894 ocorrências. A oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada é a segunda maior reclamação, com 1.580 casos. Além de irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito ficaram em terceiro lugar com 1.115 reclamações.