Notícias

CASSI: essa crise não é nossa!

14/06/18

O conselheiro fiscal eleito da CASSI, Ângelo Argondizzi, esteve na noite desta quarta-feira (13) no auditório do Sindicato dos Bancários do RN defendendo a tese de que a CRISE DA CASSI NÃO É NOSSA. O evento reuniu vários bancários do BB que têm sido pressionados a acatar as mudanças estatutárias que o banco vem propondo para supostamente “salvar a Caixa de Saúde”. A CASSI vem apresentando déficits consecutivos há alguns anos o que deve piorar com a Resolução 23 da CGPAR.

O Banco do Brasil vem fazendo dezenas de reuniões nas agências bancárias para convencer seus funcionários de que só há um jeito de salvar o plano de saúde dos bancários do BB e seus dependentes: fazendo uma ampla reforma estatutária. As mudanças preveem ampliação no pagamento dos participantes (passando de 3 para 4%), aumento na coparticipação (passa de 30% no valor das consultas para 40% e de 10% nos exames para 20%), cobrança por dependente, além de mudanças na governança com implantação de duas novas diretorias (mais custos) e voto de minerva para o banco.

Tais propostas são por si sós vergonhosas. Isso porque quebram o princípio básico da solidariedade, oneram ainda mais os bancários que vêm há anos amargando queda em seu poder aquisitivo e desresponsabiliza ainda mais o Banco com relação à saúde de seus funcionários.

É preciso estar muito atentos às estratégias do Banco. Nem mesmo cobrança vem existindo nos últimos tempos. A meta se tornou a aprovar a mudança estatutária da CASSI, e o que é bom para o Banco, provavelmente não será bom para o funcionário.

A empresa vem apelando para o senso de responsabilidade dos funcionários, mas não reconhece que, por exemplo, antes de 1996 era responsável integral em caso de déficit da Caixa de Saúde, e ainda, que a redução da arrecadação está intrinsecamente ligada á redução salarial dos que fazem a CASSI.

O Banco vem fazendo terrorismo entre os bancários, alegando uma possível intervenção da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) com o intuito claro de aprovar as mudanças, sem uma discussão aprofundada e sem assumir a própria responsabilidade.

O Sindicato dos Bancários do RN vem fazendo reuniões nas agências, onde vem explicando a posição da Entidade e mostrando argumentos contrários às mudanças. No entanto, sabemos que a pressão da empresa tem sido grande e será preciso muita luta para salvar a Caixa de Saúde.