Notícias

Chapa 1 venceu a eleição com 82,82% dos votos.

25/02/10

NESTA QUARTA, 24 de fevereiro, os bancários e as bancárias da grande Natal e do interior do Estado compareceram aos locais de votação para escolher a próxima diretoria do Sindicato. A votação teve início às 8 horas e terminou às 18h. Depois de um dia de eleição bastante movimentado a Chapa 1 venceu com 82,82% dos votos válidos.

 

Para o coordenador-geral do Sindicato dos Bancários, Liceu Carvalho, "A categoria está vitoriosa. A nossa chapa fez uma campanha de alto nível, onde estava em jogo dois projetos para administrar a entidade e não as pessoas. Ficou claro para todos os bancários o projeto da Cut, que está falida, porque não tem independência frente ao governo nem aos patrões nem aos banqueiros, enquanto o nosso é um projeto de independência e luta frente aos partidos, governo e patrões. A categoria entendeu essa mensagem, por isso votou massivamente em nossa chapa. Diante desses fatos os nossos opositores cutistas ficaram desesperados por que já vislumbravam a derrota nas urnas. Aí, no final da campanha partiram para a calúnia, a mentira. No dia da eleição, por volta das 13 horas, o candidato a presidente da outra chapa orientou seus mesários a não recolher mais votos, dizendo que a eleição estava suspensa. Isso foi um desrespeito à comissão eleitoral e à categoria".

 

Diante disso, em algumas urnas foi preciso eleger novos mesários para a eleição continuar normal. "Mesmo diante desses fatos a categoria se sente vitoriosa porque entendeu a mensagem da atual gestão do Sindicato com espírito coletivo e construímos uma grande vitória juntos", finalizou Liceu.

 

APURAÇÃO


A apuração no Palácio dos Esportes estava para começar quando os representantes da chapa 2 abandonaram as mesas apuradoras. A Comissão Eleitoral voltou a convocar todos os mesários que se retiraram, informando que iria iniciar a contagem dos votos. Como resposta, dezenas de apoiadores da chapa 2 invadiram o local da apuração com gritos e ameaças, inclusive agredindo o jornalista do Sindicato, na tentativa de impedir que o tumulto fosse registrado.

 

As tentativas da chapa 2 de tumultuar a votação e a apuração não impediram a grande vitória da chapa 1, que obteve 1.894 votos de um total de 2.362 votantes. A chapa 2 conseguiu 393 votos. Foram 36 votos brancos e 39 nulos. Após o resultado geral a coordenadora eleita, Marta Turra, agradeceu a todos bastante emocionada. Para ela, "Essa foi mais uma grande lição de luta e coragem que aprendeu com todos aqueles que lutam em defesa da classe trabalhadora".

 

RESULTADO DA ELEIÇÃO PARA O CONSELHO FISCAL

 

Liceu Luiz de Carvalho....................................1891
Edinaldo Araújo da Silva..................................1608
Maria da Conceição Dantas.............................1543
Onézimo Pereira da Costa...............................1525
Celso Laurentino de M. Filho............................1432
José Anselmo Ferreira......................................1417
Rosane Márcia de Medeiros................................777
Márcio Marcelo de Lima....................................715
Paula Regina Bernardino da Silva........................572
Pedro Barbosa de Carvalho................................488