Notícias

Governo vem com gosto de gás para retirar direitos

31/07/18

O segundo semestre é um momento importante para as principais categorias do país que entram em campanha salarial. Correios, Petrobras, bancários e metalúrgicos são as principais. Os Correios começam um mês antes, pois sua data-base é em agosto, e possuem como patrão o Governo Federal, por isso, através da proposta apresentada a eles é possível ter uma ideia da disposição do governo em negociar.
É um excelente parâmetro para os bancários, por exemplo, pois sabemos que o governo tem um peso forte na negociação, visto que a mesa com a Fenaban é única, e o Governo é patrão de bancos como BB, Caixa Econômica Federal e BNB.
A proposta deste ano é extremamente rebaixada e tem causado impasses na categoria. Retirada de direitos amparada na nova Legislação Trabalhista e sequer uma proposta descente de cobertura da inflação do período (que sabemos vem sendo maquiada pelo governo e não reflete a realidade dos trabalhadores brasileiros).
Fica como alerta para os bancários. É preciso organizar e lutar, para não sermos surpreendidos com uma proposta tão ruim como esta.
Índice econômico:
Proposta da empresa: 1,58% (equivale a 60% do índice INPC, em que hoje se encontra em 2,64%)
Domingo/feriado:
Hoje: 200% da hora
Proposta ECT: 100% da hora
V.A./ V.R.:
Hoje: 0,05%
Proposta ECT:
 - 5% 
- Somente receber em dias trabalhados (ou seja, em licença- maternidade/paternidade, férias, acidente de trabalho e outros os trabalhadores não irão receber nem o V.A. e nem o V.R.)
Exclusão de Vale Cultura e Vale Peru
Adiantamento de Férias:
Hoje: Até 5 parcelas
Proposta ECT: até 2 parcelas
Adicional Noturno:
Hoje: 20h - 06h / 60% da hora/trabalho
Gratificação de férias:
Hoje: 70%
Proposta ECT: Exclusão da cláusula
Quebra de Caixa (Agências):
Reembolso Creche/Babá:
Hoje: Até o 7° aniversário
Proposta ECT: Até o 6° aniversário