Notícias

Da lama ao caos

04/02/19

A tragédia anunciada ocorrida em Brumadinho (MG) no final do mês de janeiro de 2019 nos mostra várias faces da mesma moeda e o quão criminoso o capitalismo e o neoliberalismo podem ser.
Os problemas são oriundos da exploração desenfreada dos recursos naturais e negligência das empresas, mas não podemos deixar de destacar a privatização ocorrida em maio de 1997 por apenas R$ 3,3 bilhões, quando somente as suas reservas minerais eram calculadas em mais de R$ 100 bilhões à época.
Mesmo com a luta de vários setores dos movimentos dos trabalhadores, FHC ‘‘deu’’ de bandeja uma das estatais mais lucrativas do Brasil.
Não tardou para que os trabalhadores do Brasil mais uma vez fossem os mais afetados. O rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana, em 2015, foi uma tragédia sem precedentes, como também o foram as reações dos governos PTistas de Dilma Rousseff e Fernando Pimentel que nada ou pouco fizeram para responsabilizar a Vale pela tragédia. Nessas horas é o lucro acima d emuitas vidas, da preservação ambiental e de todo um ecossistema que levará séculos para se recuperar.
Reestatização já!