Notícias

Juary Chagas vence ação contra Caixa por tentar demiti-lo por justa causa

08/03/19

O ex-bancário e ex-dirigente sindical, Juary Chagas, venceu a ação movida pela Caixa Econômica Federal em uma tentativa de demiti-lo por justa causa. O Banco encontrou uma brecha para demiti-lo, em uma ação nitidamente discriminatória e de repressão pelas atividades sindicais que ele exercia dentro da empresa.

Durante o andamento do processo a Caixa conseguiu liminar para deixa-lo afastado de suas funções enquanto durasse o processo sem pagamento de salário, com o apoio da assessoria jurídica do Sindicato dos Bancários do RN, ele conseguiu ser reintegrado.

Ao ser aprovado em outro concurso e pedir desligamento do Banco o trabalhador ainda enfrentou dificuldades, mas conseguiu se apresentar ao novo emprego.

A juíza da 4ª vara do Trabalho Luiza Eugenia Pereira Arraes chegou à conclusão que todos sabiam: a Caixa Econômica Federal assedia e persegue seus empregados, em especial os que lutam.

Em sua sentença, diz: "reconheço o assédio e perseguição operados em desfavor do requerido, pelo que deve ser afastada a pretensão à aplicação de justa causa. [...] O procedimento administrativo disciplinar, por conseguinte, deve ser anulado por ausência de fundamentos e provas."

Apesar de afastado da empresa o ex-bancário comemorou em suas redes sociais e ressaltou a diferença que a luta faz na vida das pessoas. “Porque agora devem pensar duas vezes antes de fazer com outro trabalhador que nunca abriu mão de lutar, o que fizeram quando estava na empresa. Porque vão medir muito bem a resistência dos movimentos sociais, sindicatos, partidos e mandatos que, como fizeram comigo em uma campanha nacional, podem defender os perseguidos”, relatou.

O SEEB RN reitera seu apoio ao bancário e a todos os que foram, são ou serão perseguidos por seus empregadores. Lutar é um direito do qual não abrimos mão!