Notícias

TRT-RN condena banco por prática de assédio e gordofobia

07/05/19

A funcionária alegou ter sido levada ao adoecimento psicológico pela perseguição dos superiores com situações de constrangimento e humilhações, ao ser “chamada de vaca em razão de estar acima do peso, sendo constantemente atingida em sua autoestima, o que a fazia engordar mais”.

A relatora do recurso, desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro, considerou a prova testemunhal incluída no processo para esclarecimento do caso.

Em outro depoimento, uma testemunha revelou ter presenciado, por várias vezes, o gerente geral da agência xingando a trabalhadora, apontando o dedo e a chamando de “vaca de presépio”.

Na época, recordou a testemunha, notou que a trabalhadora “permanecia de cabeça baixa, chorando”.

Para a desembargadora, “trata-se de manifestação conhecida como gordofobia que, em razão de determinado padrão de beleza atual estabelecido na sociedade resvala para a desvalorização e hostilização de pessoas gordas, situação que é mais intensificada quando se trata de mulheres”.

Os desembargadores da Segunda Turma acompanharam o voto da relatora, por unanimidade.

 

 

 

<p border-box;="" margin:="" 0px="" 18px;="" padding:="" 0px;="" font-variant-numeric:="" inherit;="" font-variant-east-asian:="" font-stretch:="" line-height:="" 19px;="" font-family:="" lato,="" sans-serif;="" font-size:="" vertical-align:="" baseline;="" border:="" color:="" rgb(52,="" 52,="" 52);"=""> Processo nº 0001107-73.2017.5.21.0002