Notícias

Apesar do aumento nos lucros, Itaú planeja fechar até 400 agências no país

22/05/19

O Itaú Unibanco registrou lucro recorrente (sem considerar efeitos extraordinários) de R$ 6,877 bilhões no primeiro trimestre, 7,1% superior ao resultado apurado no mesmo trimestre de 2018. O lucro líquido contábil foi de R$ 6,710 bilhões, um aumento de 6,8% sobre o primeiro trimestre do ano passado. O retorno sobre o patrimônio líquido atingiu 23,6%.
Na contramão dos resultados apresentados, a Empresa iniciou um plano para fechar até 400 agências no país, num impulso do maior banco privado do país para se adequar à migração das transações bancárias de clientes para canais eletrônicos e ampliar a rentabilidade, disseram à Reuters duas fontes a par do assunto.
O número representa quase 10 por cento dos cerca dos 4,2 mil pontos físicos do Banco no país, incluindo agências e postos de atendimento, no final de março, o número público mais recente. Em 12 meses até março, o número de pontos de atendimento e o de funcionários do Itaú Unibanco – cerca de 100 mil – mantiveram-se praticamente estáveis, segundo o balanço do próprio Banco.
O Banco tem “indicado que deve aproveitar parte deles (funcionários) nas agências digitais”, nas quais os clientes são atendidos de forma remota, por meio da qual conseguem atender a um número maior de clientes, disse uma das fontes para a revista EXAME.
O que eles usam como justificativa, o Sindicato dos Bancários do RN encara como sobrecarga de trabalho para os funcionários. Diminuem as agências, diminuem os empregos e aumentam as metas pros que ficam. Os funcionários são tratados como máquinas pelo Banco.