Notícias

Todo apoio à Chapa 1 - Resistência Bancária em Passo Fundo!

12/06/19

Nesta semana, ocorrem as eleições para o sindicato de bancários de Passo Fundo e região, no RS, um sindicato com uma tradição de muita luta e reconhecido como um dos mais importantes do estado. Concorrem a Chapa 1 - Resistência Bancária, de oposição e de luta, e duas chapas ligadas à Contraf/CUT, que hoje dirigem juntas o sindicato, e são parte do tipo de sindicalismo pelego e de colaboração de classes que afundou nossa categoria nas últimas décadas. 
    As chapas 2 e 3 são parte da estrutura sindical que sistematicamente vem entregando nossos direitos, campanha salarial após campanha salarial. São parte do sindicalismo que permitiu que no último Acordo Coletivo fosse extinto o Saúde Caixa para novos empregados deste banco! São parte da estrutura que defendeu aumentar o valor pago pelos empregados do BB na Cassi. Dos que ajudaram a quebrar nossos fundos de pensão. Dos que nos levaram a uma situação em que a categoria bancária hoje recebe em média a metade do que recebia antigamente, com centenas de milhares de empregos bancários fechados, sobrecarga de trabalho, assédio moral e pressão cada vez maior por metas.
    Contra este tipo de representação sindical, apoiamos a Chapa 1, Resistência Bancária, que defende um sindicato de luta! Que enfrente de verdade os banqueiros e os governos Eduardo Leite e Bolsonaro. Que mantenha na pauta a defesa dos bancos públicos, da isonomia, do pagamento das perdas salariais, do combate à Reforma da Previdência e demais ataques aos trabalhadores e que, principalmente, esteja na base, mobilizando os bancários, de forma democrática e combativa. 
    Hoje, a maioria dos sindicatos se resume a lamentar a perda do imposto sindical, que os sustentava sem precisar ter trabalho de base, e são trampolim político para alguns burocratas e emprego vitalício para muitos outros. Os sindicatos que têm outra prática e vivem apenas de seus associados, colocando todos seus esforços para a luta, de forma democrática junto com a base, são poucos, entre eles os que constroem a Frente Nacional de Oposição Bancária (FNOB), como os do MA, RN e Bauru.  
    Defendemos que os sindicatos não são governo, nem patrão, nem profissão. E, por isso, estamos juntos com a Chapa 1 - Resistência Bancária, e devemos fortalecer cada oposição e movimento de luta dos bancários que esteja ao lado da base contra todos os ataques que sofremos.
    
Bancários de Base RS
FNOB