Notícias

O CORONEL CHEGOU

16/08/19

O Sindicato se reuniu com o Superintendente da Caixa Econômica Federal, Marcus Vinícius Nascimento, no final de junho, para tratar de assuntos ligados à sua gestão, que se iniciou em abril. Segundo ele, veio para o RN colocar ordem na casa e aumentar a produtividade do Estado que estaria abaixo da média nacional.
Para isso o administrador vem utilizando de métodos pouco ortodoxos, ou até mesmo ilegais. Passou a adotar o MO, um modelo de destituição de função com Ata que dá início à abertura de um processo de descomissionamento. Segundo ele, a situação só é revertida com a batida das metas em até 90 dias.
Ele também costuma enviar mensagens para celulares particulares fora do horário de trabalho, o que é vedado pela cláusula 39ª do ACT da categoria. Ele alega se tratar de “mensagens lúdicas”, mas só quem está sofrendo diretamente a pressão sabe a sobrecarga emocional que elas trazem.
Nascimento também estabeleceu, ilegalmente, que somente poderão tirar férias nos meses de janeiro, fevereiro, junho e dezembro funcionários que baterem as metas. Ferindo assim a CLT. O período de férias deve ser acordado entre empregado e empregador e não pode ser alterado até 30 dias antes do início de seu gozo.
Sempre do alto de seu pedestal, Marcus Vinícius se orgulha de seus 35 anos de carreira na CEF, onde, segundo ele, conquistou tudo por “meritocracia”, e que nesse período os sindicatos não passaram de “consultores”. Chegou a hora dele conhecer o que é um Sindicato de verdade que faz seu papel em defesa dos direitos dos trabalhadores.
Outro exemplo de ilegalidade do gestor vem quando ele diz que “um gerente que quer entregar metas não pode trabalhar apenas 8 horas por dia”. Segundo a Legislação não há carga horária maior que essa na CLT.
Para finalizar, ele destacou que a Caixa possui um sistema de avaliação por nota e estilo 360º, no qual ele também será avaliado. Se depender dos adoecidos e assediados, essa avaliação não será das melhores.
Estamos a postos para tomar ainda mais medidas cabíveis! O Superintendente ou muda ou deve sair! Não aceitaremos que mantenha as perseguições a gestores nem o assédio generalizado que se mantém. Tampouco que volte a agir de maneira truculenta.