Banco tenta dar golpe e alterar estatuto da Cassi
04/12/19
Pela terceira vez os bancários do BB rejeitaram as alterações no Estatuto da CASSI. Entretanto, Banco, Contraf e ANABB vêm defendendo que a votação foi vitoriosa e que a ‘‘CASSI está salva’’.
O Banco tenta de toda maneira se desvencilhar da responsabilidade com a saúde de seus funcionários.
Entendemos as dificuldades que a Caixa de Assistência tem vivido e temos proposta financeira para solucionar os problemas, no entanto, as intenções do Banco são explicadas quando é notícia que ‘‘Paulo Guedes se prepara para iniciar processo de privatização do Banco do Brasil’’.
Na verdade, o objetivo do BB nunca foi salvar a CASSI, e sim, ‘‘sanear’’ as finanças para torná-lo mais rentável para privatizar.
Nós da oposição estamos questionando o Banco baseados no artigo 73 do Estatuto:
“Para aprovação de reforma estatutária ou de proposta de extinção da CASSI, ou de destituição de membros eleitos dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e da Diretoria Executiva, é necessário o quorum de votantes de metade do total de associados registrado no último balancete mensal publicado, mais 1 (um) associado, e, destes, que no mínimo, 2/3 (dois terços) votem favoravelmente, não computados os votos em branco.”
Vejamos como foi a votação:
Total de votos: 124.267 (Votos SIM: 81.982 / Votos NÃO: 39.608 / Nulos: 1.516 / Brancos: 1.161)
Fazendo os cálculos:
124.266 - 1.161 (votos brancos) = 123.106 x 2/3 = 82.070 seriam os votos necessários para aprovação.
A PROPOSTA FOI REJEITADA!
Conhecemos nossos direitos e não aceitaremos manipulação!
Nós do Sindicato dos Bancários do RN, Maranhão e Bauru e Região questionaremos o resultado judicialmente e esperamos que outras entidades façam o mesmo para defendermos a CASSI e os direitos dos funcionários do BB.