Notícias

Funcionários demitidos da Dataprev saem com pertences em sacos de lixo

28/01/20

494 funcionários da Dataprev, empresa de tecnologia e informações da Previdência, foram demitidos às pressas semana passada após anúncio de greve contra o projeto de privatização da estatal pelo governo de Jair Bolsonaro. Em uma das unidades, servidores foram obrigados a deixar a empresa com seus pertences em sacos de lixo. Caso aconteceu em Sergipe, no dia 23 de janeiro.
A greve dos servidores da Dataprev no estado começaria no mesmo dia. No entanto, como forma de evitar a paralisação, a direção obrigou os trabalhadores a deixar o prédio imediatamente, sem tempo para arrumar os pertences.
Os funcionários foram demitidos após a diretoria anunciar o fechamento de 20 regionais da empresa. A estratégia do governo foi fechar as unidades dos estados menores, como Sergipe, como forma de deixar a estatal o mais enxuta possível. A empresa é responsável pelo sistema de processamento de dados do INSS que vive uma crise desde o início do ano que poderá piorar com tais fechamentos.
Infelizmente não vemos nenhuma reação, seja de enfrentamento seja de solidariedade. Em breve chegará a nós e não reagiremos porque seremos os últimos, como diz o poema: ‘‘não nos importamos com os outros, já não há ninguém para se importar conosco’’.