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Caixa dribla ACT para não pagar hora extra aos funcionários

28/01/20

Há algum tempo a Caixa Econômica Federal determinou o não pagamento de hora extra a seus funcionários, como forma de economizar. Entretanto, a demanda tem exigido cada vez mais esforço destes para cumprimento da determinação.
Os gestores têm adotado a prática de mandar o funcionário para casa em certos dias afim de criar um banco de horas negativo para que eles possam compensar nos dias de maior movimento.
O que ocorre é que não há dias de pouco movimento nas agências da Caixa, e ao mandar um ou mais funcionários para a casa, a empresa termina por sobrecarregar aqueles que ficam.
Tem se tornado um ciclo sem fim, em que devido à demanda é preciso de mais horas de trabalho, e para que essas horas sejam cumpridas eles criam as horas negativas.
A Caixa descumpre o Acordo Coletivo de Trabalho ao fazer isso. O Acordo prevê o pagamento de 50% das horas extras trabalhadas podendo ser compensados apenas os outros 50% em 30 dias. Caso não haja compensação, deverá pagar integralmente.
A estratégia tem prejudicado trabalhadores e clientes que são sempre jogados em direção a casas lotéricas para evitar a lotação das agências. As lotéricas não possuem segurança adequada e mesmo o cliente pagando altas tarifas, ainda são expostos aos riscos. O Banco inibe o cliente de entrar na agência e agora também os funcionários.
O Sindicato dos Bancários do RN já procurou o vice- superintendente da Caixa, José Ricardo Gama, pedindo esclarecimentos acerca da prática do Banco e aguarda um posicionamento oficial para tomar as medidas necessárias. Não aceitaremos o descumprimento do ACT, muito menos a sobrecarga de trabalho dos bancários visando apenas a lucratividade da Empresa. Acordo é fruto de luta e é pra ser cumprido!