Nota de apoio ao lockdown no RN
15/05/20
O Sindicato dos Bancários do RN vem a público prestar todo apoio à iniciativa do Sindsaúde RN de solicitar que seja decretado lockdown em Natal, Região Metropolitana e Mossoró. Não é possível que esperemos os mortos se amontoarem nas ruas para que uma medida mais drástica seja tomada.
O Sindsaúde RN tem dois argumentos fortes para o pedido. O primeiro é o número de mortos no estado que já ultrapassa uma centena, sem contar a subnotificação, além disso já temos fila de espera para o tratamento em UTIs por várias cidades; o segundo, trata-se da quantidade de servidores da saúde infectados que já ultrapassa o número de 500 pessoas. Sem trabalhadores, ficará inviável o tratamento das pessoas nas unidades de saúde do estado
.
O Sindicato dos Bancários do RN vem enfrentando batalhas diárias com vários bancos, uma vez que o número de bancários e trabalhadores terceirizados em agências infectados vem subindo consideravelmente, e os bancos se negam a cumprir o protocolo da Organização Mundial de Saúde, colocando a população potiguar ainda mais em risco.
Após o descaso de Bolsonaro e Fátima que não tomaram a medida esperada, o lockdown vem sendo refutado por alguns setores da economia do RN, entretanto, sabemos que cada CPF cancelado é um consumidor a menos, e nem assim, essas pessoas conseguem se compadecer da dor das famílias que vem perdendo entes queridos dia após dia. Não podemos esperar cenas ainda mais aterrorizantes de corpos em valas públicas e mortos em calçadas de unidades de saúde. A hora é agora. Ainda é possível salvar vidas.
A propagação do vírus está acelerada e a quarentena parcial decretada não está funcionando, pois quase 70% da população do Estado já está circulando. No Brasil, o RN ocupa a 5ª posição entre os que menos têm adotado as medidas do afastamento. Já no nordeste, o estado potiguar tem a pior taxa de isolamento social.
O mês de maio e de junho vão ser os meses mais difíceis para o povo brasileiro, diante desta pandemia. A previsão é que dentro de algumas semanas morrerão mais de mil brasileiros por dia. Todo dia, durante mais de 1 mês.
Estamos entre estados como Ceará e Pernambuco que apresentam números alarmantes. Não nos guiemos por eles. Todo apoio ao lockdown e à luta do Sindsaúde RN.