Já são quase 100 bancários infectados pelo novo Coronavírus
10/06/20
O Rio Grande do Norte vem em uma curva ascendente de casos confirmados e óbitos causados pelo novo Coronavírus. Um reflexo disso é o número de bancários que já testaram positivo para Covid-19, até a manhã de 8 de junho eram 89 casos confirmados e mais 14 em investigação. A concentração maior é na Caixa Econômica Federal no Banco do Brasil. Mais de 30 agências já precisaram ser fechadas para desinfecção, quase sempre com a intervenção do Sindicato dos Bancários do RN.
O Sindicato vem pedindo apenas para que os bancos cumpram os protocolos da Organização Mundial de Saúde, fechando as agências para a desinfecção e afastando os funcionários (inclusive os terceirizados) por 14 dias, ou providenciando a testagem. Inclusive há uma ação na Justiça impetrada pelo Sindicato, pedindo que o banco se responsabilize pelos exames de seus funcionários.
Na semana passada a Caixa Econômica Federal também recorreu à Justiça na tentativa de cercear o trabalho do Sindicato. O Banco pedia que a Entidade fosse proibida de fechar as agências, sendo que há casos de unidades com mais de 10 casos confirmados, isso só demonstra o completo desprezo pela saúde de seus empregados e clientes.
No Brasil o Governo Bolsonaro resolveu esconder os números de casos e mortes, por isso, o Sindicato vem acompanhando de perto os bancários. Para nós trabalhadores não são números, e sim, vidas.
Permaneceremos vigilantes e defendendo a vida dos trabalhadores e da população do Rio Grande do Norte.