Bolsonaro inicia plano de privatização da Caixa
10/08/20
O Governo genocida de Jair Bolsonaro editou uma Medida Provisória em 7 de agosto de 2020 permitindo que subsidiárias da Caixa constituam novas subsidiárias e possa adquirir controle societário de empresas privadas. Primeiro passo rumo a abertura de capital. A intenção do governo, dizem, é viabilizar o plano de vendas de ativos da Caixa, diminuindo a atuação no mercado de seguros e setores não estratégicos.
A medida foi tomada no dia seguinte ao ministro Paulo Guedes declarar que, nos próximos 60 dias, deve anunciar a privatização de três ou quatro grandes empresas públicas. O intuito, segundo o Governo Bolsonaro, é diminuir o rombo das crise econômica aprofundada pela pandemia.
Só então a pandemia foi lembrada. Situação que vem tirando a vida de milhares de brasileiros, entre eles vários funcionários e familiares da Caixa Econômica Federal que teve seu papel social evidenciado nesse período.
Mesmo com os sucessivos planos de demissão voluntária e reestruturtações impostos pela Caixa, foram os trabalhadores do Banco que sustentaram as políticas emergenciais do Governo. Ainda assim, foram cobrados por metas e nem todos tiveram seu direito a homeoffice garantido pela empresa. Um exemplo foi o casal de idosos vítima da Covid-19 no Distrito Federal que morreu após uma de suas filhas ter sido obrigada a retomar ao trabalho na agência.
Nada disso foi levado em consideração na hora que o Governo Bolsonaro resolveu acelerar a abertura de capital da Caixa somente para satisfazer os interesses do Deus Mercado. São mais de cem mil vidas perdidas e estamos longe de uma saída para a pandemia, mesmo assim, as propostas apresentadas seguem irrelevantes para salvar vidas.
Já que o Governo e a Caixa decidem que podemos trabalhar durante a pandemia, também podemos fazer GREVE e lutar por nossos direitos e empregos. É preciso reforçar a luta pela Caixa 100% pública nesta Campanha Salarial e não aceitar apenas as mesas de encenação da CONTRAF CUT. FORA BOLSONARO E MOURÃO!