Notícias

Sem luta não há conquistas

30/08/20

A Contraf CUT vem se especializando a cada ano em seguir o roteiro do teatro da Fenaban em troca de liberações e financiamentos da Entidade.  Infelizmente não houve mobilização e as negociações se iniciaram faltando poucos dias para o ACT acabar, mesmo eles sabendo que não temos mais a ultratividade. Então a Fenaban lança todas as suas cartas, corta direitos, reajuste e PLR e aterroriza os trabalhadores, por fim, faltando um dia útil para o fim do Acordo, eles colocam a grande vitória de um reajuste pela inflação e manutenção de direitos.
Precisamos denunciar: a cláusula de Contribuição Negocial, substituto do Imposto Sindical nos Bancários, que renderá para a Contraf/CUT  mais de 100 milhões de reais. Enquanto pra você, bancário, restou:
- reajuste salarial de 1,5% em 2020, mais um abono de R$ 2 mil. 
- Em 2021, reajuste da inflação mais 0,5%. 
- Os valores da PLR serão corrigidos este ano pela variação da inflação pelo INPC. Para 2021, a PLR será corrigida pelo INPC, mais aumento de 0,5%.
Essa é toda a conquista que vem sendo colocada como vitoriosa pela Contraf. Mas podemos resistir. A saída é uma rebelião de base de não aceitação da proposta nas assembleias e GREVE por tempo indeterminado. Sabemos que será difícil pois a Contraf vem defendendo a aprovação, mas sabemos que é possível sim avançar, sem luta não há conquistas.