Notícias

83 anos na vanguarda da luta dos trabalhadores

16/09/20

O Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte foi fundado em 16 de setembro de 1937, durante o governo Getúlio Vargas, e dentro dos moldes assistencialistas estabelecidos à época. Contudo, respondendo à necessidades da participação cada vez maior dos trabalhadores nas vidas econômica, social e política do país, os sindicatos ganharam uma importância ainda maior. Isso se refletiu no Sindicato do RN, que alcançou um lugar de destaque nas lutas do Estado pela conquista de direitos. Centrado nas lutas em defesa da liberdade de expressão e da democracia, o Sindicato dos Bancários esteve na vanguarda das lutas no Estado. Enquanto existiu democracia, o Sindicato esteve nas ruas.
O golpe militar de 1964, no entanto, representou um grande baque na estrutura da instituição. Uma intervenção orientada pelos militares forçou um período nebuloso na nossa história de luta. Foram quase 20 anos de uma anestesia retumbante. O gelo só foi quebrado, coincidentemente, a partir da abertura política do país. No início dos anos 80, os trabalhadores tomaram, novamente, o Sindicato, que passou a contribuir diretamente para a reorganização do movimento sindical brasileiro.
 
O Sindicato participou da construção da Central Única dos Trabalhadores, mas depois de muitas traições se filiou à CSP-Conlutas. Já integrou à CNB/CUT (antecessora da Contraf), mas também por discordar do alinhamento político e econômico da Entidade com os patrões e governos optou por fortalecer o Movimento Nacional de Oposição Bancária e, em seguida, a Frente Nacional de Oposição Bancária (FNOB), que constrói até hoje.
Além da força política, o Sindicato dos Bancários do RN dipõe de uma forte estrutura patromonial que alicerça as lutas no dia a dia, não só da categoria como de toda a classe trabalhadora. Uma sede própria com estacionamento e um excelente auditório do Centro de Natal, bem como uma Área de Lazer bastante equipada que oferece momentos de descontração aos sindicalizados.
Quem faz a história de cada sindicato é o trabalhador associado. Por isso, aproveitamos a data para parabenizar cada um que contribuiu para essa história que tanto nos orgulha.