Notícias

Bancários do BB fazem greve forte

10/02/21

 A greve dos bancários do Banco do Brasil nesta quarta-feira, 10, começou com bastante força no RN. Em relação à greve do dia 29 de janeiro (também com a mesma pauta) houve adesão de mais duas agências na capital (agências Estilo Centro e Ponta Negra) e dos dois Escritórios de Negócios, além de várias agências no interior do estado.
A greve é contra o desmonte do BB anunciado por Bolsonaro e Paulo Guedes que querem demitir 5 mil funcionários e fechar 361 agências em todo o Brasil. Segundo anúncio feito pelo banco no início da semana, as demissões voluntárias ultrapassaram a meta estipulada pela instituição e chegaram a 5.533. Não houve divulgação dos números por estado.
A greve do dia 29 forçou a marcação de uma negociação via Ministério Público do Trabalho que conseguiu arrancar uma negociação ainda hoje (10) ao meio dia entre o Comando de Greve e a Direção do Banco, entretanto as expectativas não são boas pois o banco sinaliza apenas em manter as gratificações de caixas por apenas um mês após a mudança de função.
Os bancários do RN estão amparados por três liminares judiciais, duas do nosso sindicato (irredutibilidade dos salários de caixas e não transferência à revelia) e uma do sindicato do MA que impede o fechamento de agências em todo o Brasil. Entretanto são decisões provisórias que podem ser derrubadas em instâncias superiores, por isso a luta nesse momento é tão importante.
 No RN serão fechadas 5 agências em Natal, Parnamirim e Mossoró. Quem não aderir ao PDV e for movimentado ao critério do banco pode ter os salários reduzidos.