Notícias

Visita técnica e audiência com parlamentares, visa avaliar os impactos negativos do fechamento de agências do BB no RN

28/06/21

O Sindicato dos Bancários do RN participou de uma visita técnica à agência da Cohabinal, em Parnamirim, e posteriormente de uma audiência pública junto à FEMURN. O evento foi provocado por um requerimento do deputado federal Hildo Rocha (MDB-MA) à Câmara Federal, com o intuito de mapear os reais prejuízos que a reestruturação e o fechamento de agências do Banco do Brasil pode trazer para a população.
Inicialmente o diretor do Sindicato, Juvêncio Hemetério acompanhou os deputados Hildo Rocha e Walter Alves (MDB-RN) à agencia Cohabinal,  que foi fechada na última reestruturação do BB. Lá foi discutido, em loco, o impacto negativo do fechamento da Agência na praça local e em todo o Município de Parnamirim. "A agência BB Coohabinal sempre obteve lucro, era superavitária. Portanto, não há nenhuma justificativa para fechá-la", destacou o diretor.
Posteriormente, a comitiva dos Deputados Federais se dirigiu sede da Federação dos Municípios do RN - FEMURN, em Natal, para uma Audiência Pública com a Superintende do Estado do RN e PB, Priscila Requeijo, o Presidente do CDL de Parnamirim, Bira Marques e o Diretor do Sindicato Alexandre Cândido. A sessão foi aberta pelo prefeito de Lagoa Nova e Diretor da FEMURN, Luciano Santos. Em seguida, o Deputado Federal Hildo Rocha, autor do requerimento, falou da história e importância do Banco do Brasil como banco público e de mercado, com linhas de crédito diferenciais dos demais bancos e que concentra praticamente todos os serviços dos seus concorrentes. Exaltou a importância econômica da presença do Banco nos municípios Brasil a fora e da capilaridade da instituição e destacou o prejuízo da última reestruturação do BB com o fechamento de agências.
A Superintendente do BB,  Priscila Requeijo, alegou a necessidade do BB se adequar ao Mercado Financeiro e a concorrência das Fintechs que levou ao fechamento das agências como forma de garantia lucratividade e perenidade da empresa. 
Bira Marques, presidente da CDL de Parnamirim, trouxe números sobre o crescimento do Município que, segundo dados apresentados, é o que mais cresce no NE e que é a terceira economia do estado do RN, por isso mesmo foi surpreendido negativamente com o fechamento da agência Cohabinal e que as duas únicas agências da Cidade de Parnamirim já se encontravam estranguladas pelo déficit de atendimento.
O diretor  do Sindicato dos Bancários do RN, Alexandre Marcos, lembrou que essa já é a segunda perda do município, pois na reestruturação anterior, o Banco havia fechado a agência Ayrton Senna, no bairro de Nova Parnamirim, que foi um prejuízo enorme aos clientes daquela praça e Município. "O Banco lucrou em 2021 mais de R$ 13,9 bilhões, então não há justificativa para tal ação do BB", pontuou. Ele falou do crescimento do município e do prejuízo aos clientes e empresas que ocorrem com o fechamento de uma agência, dos impactos em empregos diretos, indiretos, nas empresas, na arrecadação de impostos da praça em que atua. Afora o descaso que foi para com os idosos e pessoas carentes que necessitam do atendimento do BB e fez isto em meio a pandemia o que é mais grave, pois aumentou a aglomeração com uma só agencia.