Notícias

Final de semana de esperança: iniciada vacinação de bancários

20/07/21

Desde o início das vacinações o Sindicato dos Bancários do RN reinvindicou a bandeira de Vacina para Todos, respeitando os grupos e as faixas etárias de maior risco. Importante também que fossem disponibilizadas vacinas aos trabalhadores dos setores classificados como essenciais, e que em momento algum pararam durante a Pandemia de Covid19. Entre estes grupos se encontram os Trabalhadores Bancários, isto é, todos os que estavam atuando na linha de frente no atendimento ao público, quer sejam eles contratados, ou terceirizados dos bancos.
O Sindicato atuou em várias frentes buscando apoio em todos os setores, de Vereadores a Deputados Estaduais, Federais e Senadores. Foram encaminhados ofícios, feitas reuniões virtuais e presenciais exigindo posicionamento da Patronal e dos setores majoritários dos Bancários. 
Junto a tudo isso a Entidade defendeu uma Greve Sanitária Nacional de Bancários no intuito de pressionar a inclusão dos Trabalhadores Bancários no PNO e PNI, mas somente agora a categoria foi de fato incluída no Plano Nacional de Imunização, depois de uma semana do anúncio oficial do Ministro da Saúde nos meios de comunicação. Entretanto, enquanto não saía a publicação da Nota Técnica incluindo os Bancários no sítio do Ministério da Saúde (o que ocorreu no dia 14), começamos as tratativas para auxiliar o Governo do Estado na elaboração do cronograma de inclusão da categoria no plano de vacinação do Estado.
Nossos diretores estiveram reunidos com a Governadora Fátima Bezerra juntamente com a Subsecretária de Planejamento e Gestão, da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) Lyane Ramalho, e posteriormente também com Laiane Graziela, Coordenadora do Plano Estadual de Imunização a quem foram encaminhadas as listagens de Bancários, Vigilantes e demais terceirizados que foram obtidas dos bancos. O Sindicato ainda auxiliou o contato da SESAP RN junto a FENABAN com fins de esclarecimentos de informações e envio de dados à Secretaria para elaboração do plano de vacinação dos Bancários no Estado do RN.
Segundo a Nota Técnica publicada pelo MS, 20% dos imunizantes que chegarem ao estado devem ser destinados a bancários e trabalhadores dos Correios. E neste sábado, 17, enfim a vacinação foi iniciada em várias cidades do RN. Mais uma vitória dos trabalhadores!
#vivaoSUS #vacinaparatodos #foraBolsonaroeMourao