Notícias

Sindicato cobra contratação de concursados na Caixa

30/09/21

O Sindicato dos Bancários do RN realizou uma manifestação na manhã desta quinta-feira, 30, em frente à agência Parque das Colinas e Superintendência de Redes da Caixa Econômica Federal, cobrando a convocação de concursados e novos concursos para melhorar o atendimento à população e diminuir a sobrecarga de trabalho sobre os funcionários que lá estão.

O Sindicato foi recebido pelo Superintendente, Clayton Beje, e uma comissão dos concursados aprovados em 2014. O pleito é que sejam convocados, pelo menos, 100 aprovados, para que diminua a sobrecarga dos funcionários das agências. A cobrança do RN ocorre porque proporcionalmente o RN não tem convocado na mesma medida do restante do país. O superintendente reconhece o déficit de pessoal e garantiu que serão convocados novos concursados já nos próximos dias.

Veja a nota distribuída na manifestação:

 

A Caixa precisa de mais empregados! Mais bancários significam mais empregos, melhor atendimento à população, menos filas e menos exploração.

 

Hoje, existem quase 20 mil bancários a menos na Caixa. De mais de 101 mil bancários, restaram pouco mais de 83 mil. Nos governos Dilma, Temer e Bolsonaro, os constantes Planos de Demissões “Voluntárias” (PDVs) e as aposentadorias foram colocando milhares de colegas para fora do banco, e quase ninguém foi chamado para repor estas vagas. O resultado são as filas gigantescas, o prejuízo ao atendimento à população e a exploração cada vez maior dos bancários que estão no banco, tendo que trabalhar em dobro.

Hoje, os bancários estão adoecidos, com uma enorme pressão por metas, submetidos a assédio moral e exaustos. Além de não contratar novos bancários, a Caixa criou mais de 100 milhões de novas contas apenas para pagamento dos benefícios sociais, FGTS e auxílio-emergencial. Também aumentou muito a concessão de empréstimos e todos os outros serviços. O resultado é que existe muito menos bancários, fazendo um trabalho ainda maior.

Enquanto isso, existem milhares de aprovados no último concurso da Caixa, querendo emprego, que não são chamados. Em todo o Brasil, menos de 3.000 novos empregados foram contratados. No RN, a situação é ainda pior. Temos um déficit de mais de 300 empregados desde 2014. Mas apenas cerca de 50 novos empregados foram convocados. É urgente convocar todos os aprovados no último concurso! E realizar um novo concurso, que além de selecionar pessoas com deficiências também seja de ampla concorrência, para suprir todas as quase 20 mil vagas a menos que existem.

Mais bancários significam mais emprego a quem precisa e melhor atendimento à população.